página inicial
letras e afins
entrevistas
depoimentos
ouvir
um video
fotografias
mural
mural
contatos
contacts

 



Trafegando com uma grande dose de conceitualidade entre a música popular e a erudita, sobretudo a do século XX, a dupla de compositores traz muito da densidade agônica que se verifica no homem urbano da atualidade. Sua obra estabelece, além disso, diálogos com várias outras linguagens artísticas, tais como o cinema, a literatura e a pintura.

Marcelo Gargaglione (Rio de Janeiro, 1968) é cantor, compositor, produtor e pedagogo. Possui também MBA em Gestão Empresarial e Marketing pela instituição italiana Enaip Sardegna.

Luis Maffei (Brasília/DF, 1974) é compositor, músico e poeta, professor de Literatura Portuguesa na Universidade Federal Fluminense (UFF). Autor de vários livros lançados no Brasil e em Portugal.

Gargaglione e Maffei iniciaram seu trabalho de composição em janeiro de 1995. Em 1996 participaram do projeto Arte do Meio-dia, nos dias 25 e 26 de novembro, com o show Indagações, realizado no Auditório do Escritório Central de Furnas Centrais Elétricas S.A.

Apresentaram-se, também em Furnas, no projeto Santo de casa faz milagre III, em 2 de dezembro de 1996. Foram os convidados do programa Novos talentos, de Cristina Mota, na Rádio MEC, radiodifundido no dia 15 de dezembro de 1996; nesse programa, foi concedida, pelos artistas, uma entrevista, e sete canções de seu primeiro trabalho autoral, Indagações, veiculadas.

Em 1999 receberam a aprovação do Ministério da Cultura, que incentivou a captação de recursos para a gravação de seu primeiro CD, através da Lei Rouanet. 

Em abril de 2000 foram entrevistados pela revista Forum Democratico, da Associazione per l’Interscambio Culturale Italia Brasile Anita e Giuseppe Garibaldi, que lhes dedicou posteriormente duas reportagens, uma em agosto de 2001, e outra em outubro de 2005 (a respeito do lançamento do CD na mesma situação de blake). Ainda mereceram matérias nas edições de fevereiro de 2006 (sobre o concerto de lançamento do CD) e abril de 2007 (sobre o lançamento do DVD na mesma situação de blake em concerto, gravado no concerto de lançamento do CD). 

Em 15 de novembro de 2000 realizaram o show Indagações no projeto De quarta a sábado, no Teatro Glaucio Gill. 

Empreenderam, em 2001, com o apoio institucional da Faculdade de Letras da UFRJ, o projeto O Outro lado das palavras: cantando a poesia em português, que consistiu na melodização de poemas contemporâneos de Portugal, Angola, Moçambique, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe, Cabo Verde e Timor Leste. Apresentamos neste sítio de internet, através do botão “outros trabalhos”, encontrado no menu, cinco poemas do projeto, melodizados e gravados por Gargaglione e Maffei, com a participação do Quarteto Repercussão (Edson Barbosa – violão e bandolim, Manoel Anttonio Filho – violoncelo, Carlos Negreiros – percussão, Luizão Bastos – percussão): “Ponta da ilha”, de Rui Knopfli (Moçambique), “Página”, de Fernando Kafukeno (Angola), “Ciclo do álcool”, de Tomaz Medeiros (São Tomé e Príncipe), “Poemar”, de Odete Costa Semedo (Guiné-Bissau), e “Tantos poetas morreram, em minha vida”, de Fiama Hasse Pais Brandão (Portugal).

Marcelo e Luis gravaram, nos meses de novembro e dezembro de 2004, com o patrocínio da Associazione per l’interscambio Culturale Italia Brasile Anita e Giuseppe Garibaldi, e as participações dos músicos Luizão Bastos (percussão), falecido em 18 de outubro de 2015, e Michael Jan Machado (guitarra), o seu primeiro CD, na mesma situação de blake, trabalho autoral, essencialmente contemporâneo. De caráter peculiar, pois mescla o popular ao erudito e localiza-se num espaço de exceção no panorama da música de hoje. Uma das peças de na mesma situação de blake estaria presente originalmente no projeto de O outro lado das palavras: cantando a poesia em português. É a quinta faixa, “A Piaf”, poema do escritor português Jorge de Sena, melodizado pelos artistas. A música é introduzida e finalizada por uma colagem, que apresenta a gravação de outro poema de Sena, “Madrugada”, recitado pelo próprio autor, num LP elaborado em 1974, nos estúdios da Universidade da Califórnia, em Santa Bárbara, Estados Unidos da América. Gargaglione e Maffei também compuseram sete músicas que poderiam ter sido inseridas na versão final do CD. Seis peças foram encontradas em disquetes, e passaram por processos de restauração. Uma delas é “El enamorado”, poema do escritor argentino Jorge Luis Borges, melodizado pelo duo. “A Piaf” e “El enamorado” estão disponibilizadas neste sítio de internet. Basta que sejam respectivamente acessadas através dos botões “blake, um cd”, e “outros trabalhos”.

Em 07 de dezembro de 2005 realizaram o concerto de lançamento do CD, no Teatro do Centro Cultural Justiça Federal (RJ), inserido no projeto Quartas Instrumentais, com o apoio cultural do Istituto Italiano di Cultura do Rio de Janeiro. Nessa ocasião foi gravado o DVD na mesma situação de blake em concerto, que contou com o patrocínio da Associação Cultural Ítalo-Brasileira do Rio de Janeiro (ACIB). O DVD foi lançado em abril de 2007. 

Em 2006 receberam a aprovação do Ministério da Cultura (Lei Rouanet) e da Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro (Lei do ICMS), que incentivaram a captação de recursos para vários itens do projeto na mesma situação de blake.

Setenta músicas foram compostas por Gargaglione e Maffei entre 1995 e 2005. E aproximadamente quarenta foram lançadas nas redes sociais e plataformas digitais em janeiro de 2019 

Pelas características conceituais de sua obra musical, o objetivo principal dos artistas é divulgar o seu trabalho no mercado externo, realizando concertos especificamente na Europa, Estados Unidos da América, Canadá e Japão.

No dia 25 de junho de 2019, Marcelo Gargaglione iniciou o projeto de gravação do álbum solo "indagações revisitadas volume 1", com regravações de suas músicas elaboradas em parceria com Luis Maffei na primeira fase do trabalho dos compositores, entre 1995 e 1997.
O projeto resultou na gravação de três vídeos (inseridos num DVD bônus) e 9 canções apresentadas no CD, com os arranjos e a produção artística do percussionista Marcos Suzano, grande músico que participou de projetos notáveis com artistas como Sting, Joan Baez, Ney Matogrosso (com o qual trabalha atualmente), Chico Buarque, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Ivan Lins, Zizi Possi, entre inúmeros outros, Mauricio Negão, extraordinário guitarrista, membro da banda de Ney Matogrosso, que também foi o responsável pela produção artística do projeto e o desenvolvimento dos arranjos, e o talentoso violonista André Pinto Siqueira, que tem trabalhos realizados com a Orquestra Sinfônica Brasileira, e artistas como Danilo Caymmi e Leila Pinheiro. André também contribuiu com a elaboração dos arranjos. O álbum "marcelo gargaglione indagações revisitadas volume 1" (incluindo os 3 vídeos do DVD bônus) foi lançado em 12 de abril de 2020, nas redes sociais e plataformas digitais.

O DVD bônus desse projeto contou com a participação da cantora lírica brasileira radicada na França, Rany Boechat (The Voice France), numa das versões da canção "Essas águas mais puras", que teve ainda as presenças de dois grandes músicos, Ricardo Calafate (arranjo, violão e guitarra), e Augusto Mattoso (baixo acústico).



CONTATO:
E-mail: gargaglioneemaffei@yahoo.com.br